A iniciativa Living the Future Academy (LFA) é um projeto liderado pela Universidade de Coimbra (UC) com uma perspetiva transformadora, focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais relevantes.

O objetivo do projeto LFA é criar oportunidades de formação de profissionais e jovens nas áreas das ciências, engenharia, artes, tecnologias e matemática, promovendo uma estreita conexão entre a investigação e a partilha de conhecimento. Pretende, portanto, preparar a sociedade para a construção de um presente e futuro mais sustentáveis e impulsionar uma mudança de paradigma necessária à transição para a “Sociedade 5.0”. A candidatura ao projeto foi aprovada no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Incentivo Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento total de cerca de 16,5 milhões de euros. 

A Universidade dos Açores (UAc) é uma instituição co-promotora deste projeto, que também integra a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Instituto Politécnico de Viseu e o Instituto Politécnico da Guarda. A participação da UAc nesta iniciativa tem o intuito de potenciar recursos humanos qualificados, disponibilizar diferentes perfis de cursos e estimular uma aprendizagem interprofissional.

Os primeiros cursos a serem disponibilizados pela UAc intitulam-se “Competências educativas em inteligência Emocional” e “Gestão de Projetos” e decorrerão ao longo do mês de junho. As candidaturas iniciam-se muito em breve. Informação adicional sobre os cursos está disponível em https://uac.pt/pt-pt/cursos-breves.

Artigo anteriorEquipa Reitoral reúne com Vice-Reitora da Universidade da Madeira
Próximo artigoCareerLab da UAc promove formação gratuita para estudantes e alumni