Em homenagem ao Professor Doutor Jorge Manuel Rosa de Medeiros, Professor Catedrático aposentado e 5.º Reitor da Universidade dos Açores (UAc), a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), promoveu a realização de uma Aula Aberta que decorreu na Aula Magna da UAc, no campus de Ponta Delgada, no dia 8 de abril, com transmissão para os campi de Angra do Heroísmo e da Horta, que juntou familiares, amigos, colegas, alunos e ex alunos, que não quiseram deixar de se associar a esta justa homenagem.
A Presidente da FCT, Helena Cristina Vasconcelos, abriu a sessão com um apontamento sobre o percurso do homenageado, agradecendo-lhe pelo seu trabalho e dedicação em prol da Instituição salientou que ao longo da sua carreira, Jorge de Medeiros inspirou e influenciou gerações de alunos, transmitindo não só conhecimento, mas também promovendo valores essenciais, como a integridade e o respeito. Além disso, destacou que Jorge de Medeiros contribuiu significativamente para a internacionalização da investigação da UAc como fundador do grupo de investigação em química dos produtos naturais e autor de várias publicações. Seguiu-se o testemunho de Vasco Garcia, 3.º reitor, rico em histórias, e no qual também realçou o orgulho de o ter acompanhado desde a sua entrada no então Instituto Universitário dos Açores, em 1976. Relembrou, também, que Jorge Medeiros para além da brilhante carreira como docente e investigador, liderou a comissão instaladora do curso de licenciatura em Ciclo Básico de Medicina. O Vice-Reitor para a Administração, Planeamento e Infraestruturas, Francisco Martins, em representação da Magnífica Reitora, destacou o percurso extraordinário, a capacidade de trabalho e dedicação de Jorge de Medeiros, reconhecendo a sua indelével marca na história da instituição pelas suas atividades nas áreas do ensino e da investigação, assim como nos cargos institucionais que desempenhou.
Constituiu ponto alto desta homenagem a Aula Aberta do Professor Doutor Jorge de Medeiros, subordinada ao tema “Os flavonoides e a sua importância para os Açores”, que dedicou a todos os seus antigos alunos. Durante a apresentação explicou que os flavonoides, o primeiro composto que isolou durante o seu doutoramento na Mississippi State University, nos Estados Unidos da América, são substâncias produzidas pelas plantas que têm potencial na luta contra diversos tipos de doenças, como o cancro, a SarsCov, entre outras, até mesmo a doença de Alzheimer, estão presentes em várias plantas dos Açores. Terminou fazendo um apelo aos colegas, empresários, classe médica e Governo Regional para que reconheçam a importância do que já possuem na região e não apenas do que vem de fora, considerando que o seu trabalho só terá os efeitos que gostaria se, realmente, reconhecerem esta importância.
A Universidade dos Açores deseja as maiores felicidades ao Professor Jorge de Medeiros, esperando continuar a contar com a sua colaboração e participação na vida da nossa academia.