Um grupo de sete estudantes da licenciatura em Turismo da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, acompanhadas pela Diretora de Curso, integraram o Blended Intensive Program (BIP) Erasmus “Turismo y Crisis: Análisis de los planes y actuaciones desarrolladas frente a la COVID-19 en destinos turísticos”, coordenado por Xosé Somoza, que teve início a 14 de fevereiro com aulas online semanais, e terminou com uma semana presencial, de 17 a 21 de abril, na cidade de León, em Espanha.

Durante a semana presencial os estudantes, provenientes das três universidades participantes, Açores, Messina e Macerata, tiveram a oportunidade de debater as problemáticas atuais dos seus países e de adquirir competências relativas ao planeamento e gestão do turismo, com aulas teóricas e visitas de estudos a museus, pontos turísticos e centros históricos.

Para a estudante Matilde Ferreira “o turismo é feito de experiências e esta foi definitivamente uma experiência única e muito enriquecedora”. Carolina Lopes ressalta que “esta iniciativa é um passo crucial no desenvolvimento crítico dos alunos de Turismo”, e para Ana Filipa Tavares “este BIP proporcionou uma experiência única que todos os estudantes de Turismo deveriam ter durante o seu percurso académico, de forma a obterem conhecimentos úteis enquanto futuros profissionais em turismo”.

Cursos como este são importantes não só para os estudantes, mas também para os docentes, salienta a Diretora de Curso Daniela Fantoni, “nestas oportunidades são estreitadas parcerias internacionais e propiciada a compreensão do turismo a partir de uma perspetiva multicultural”. E, acrescenta que “este BIP Erasmus proporcionou muitas aprendizagens e novas experiências”.

Artigo anteriorEdição n.º 2 da rubrica “Cê de Ciência”  
Próximo artigoAção de Formação “Vespa asiática: uma ameaça eminente para os Açores” na UAc