O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ (2022.03754.PTDC) foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal.

São parceiros da Universidade da Madeira (UMa) neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidade do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.

O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da UMa, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da UMa, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. O representante do projeto na Universidade dos Açores é Maria da Anunciação Mateus Ventura, Bióloga e Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.

Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente), e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.

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