Foto: CMPD
Foto: CMPD

A Pró-reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância, Amélia Fonseca, em representação da Magnífica Reitora da Universidade dos Açores (UAc),  e o Chefe de Gabinete, Pedro Araújo, estiveram presentes na cerimónia de entrega dos prémios “The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal”, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Ponta de Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, e do Presidente da Associação “The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal”, S.A.R. o Duque de Bragança, que se realizou no dia 18 de fevereiro, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

O “The Duke of Edinburgh’s International Award” foi fundado na Grã-Bretanha em 1956, pelo Duque de Edimburgo, seu primeiro presidente, Prémio no qual já participaram mais de dez milhões de jovens em 140 países. Em Portugal este Prémio foi fundado no Porto em 1988, por iniciativa de S.A.R. o Duque de Bragança que, para além de membro fundador, é Presidente Honorário, sendo esta distinção outrora designada, entre o ano da sua implementação no nosso País e 2024, como “Prémio Infante D. Henrique”.

Conforme é descrito pela fonte oficial deste Prémio, este é “um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 24 anos de idade, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos ativos, participativos fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo. Através do Prémio os jovens adquirem características essenciais em todo o seu percurso de vida: autoconfiança, autoestima, responsabilidade, cidadania ativa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação, consideração e a capacidade de aprendizagem. O Programa do Prémio é atualmente um dos melhores programas de desenvolvimento pessoal e social para os jovens, sendo o único programa nacional e internacional, que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem.”

“The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal” visa premiar complementarmente o ensino académico, procurando habilitar, formalmente, os jovens com vista a um maior reconhecimento destes, nomeadamente, perante Universidades e/ou futuras entidades empregadoras.

O programa prevê quatro secções obrigatórias:

  1. Serviço à Comunidade – Aprender a prestar serviço útil aos outros;
  2. Talentos Pessoais – Descobrirem novos talentos ou adquirirem experiência profissional;
  3. Atividades Desportivas – Desenvolvimento físico e hábitos desportivos; e
  4. Jornadas de Aventura – Teste à sobrevivência, feita em grupo e onde se destacam qualidades de liderança, etc.

Os jovens, no âmbito deste Prémio, podem aceder a três níveis de Medalhas: Bronze, para maiores de 14 anos; Prata, para maiores de 15 anos; e Ouro, para maiores de 16 anos.

Artigo anteriorTAUA participa no concerto do 32.º aniversário do COA 
Próximo artigoNovo Regulamento de Propriedade Intelectual da UAc