O Instituto Politécnico de Viseu acolheu o 1.º Encontro da Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), organizado pela Subcomissão para a Avaliação e Qualidade, que se realizou no dia 11 de novembro.
O debate sobre a importância, as novas abordagens e as perspetivas futuras da garantia de qualidade nas instituições de ensino superior contou com os contributos do presidente do European Quality Assurance Register for Higher Education (EQAR), Stéphane Lawick, que falou sobre os desafios da qualidade no ensino superior na Europa, e do presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), João Pinto Guerreiro, que focou as implicações da avaliação institucional e as perspetivas para o futuro. O encontro realizado no âmbito do Dia Mundial da Qualidade, que se comemora a 14 de novembro, contou igualmente com a apresentação de projetos/casos de boas práticas, no âmbito da qualidade.
No encerramento do evento, que decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, destacaram-se aspetos fulcrais como a criação de uma cultura de confiança, a promoção dos mecanismos internos de gestão da qualidade, de modo a garantir a melhoria contínua e a integridade académica, e a aposta numa abordagem estratégica de longo prazo de modo a conferir maior capacidade aos sistemas internos das Instituições de Ensino Superior (IES). A Universidade dos Açores fez-se representar no evento através do Gabinete de Avaliação e Qualidade e do Serviço de Gestão Académica. O Gabinete de Avaliação e Qualidade participou, ainda, no dia seguinte, na reunião da Subcomissão para Avaliação e Qualidade do CCISP, que tem vindo a trabalhar num conjunto de indicadores que garantam um método comum de avaliação do universo das instituições que compõem o CCISP.