A Universidade dos Açores continua empenhada em garantir ao seu corpo docente as melhores soluções e condições para a realização do ensino à distância, aspeto que se torna particularmente importante no cenário da atual pandemia. Neste contexto, levou a cabo um conjunto de workshops de curta duração com vista ao desenvolvimento de competências básicas de utilização das plataformas que disponibiliza para o efeito (Zoom, Moodle e Microsoft Teams).

Esta iniciativa, na qual participaram docentes de todas as Unidades Orgânicas, foi dinamizada por professores da casa e coordenada por Adolfo Fialho, pró-reitor com competências na área da formação complementar. Contou com 9 workshops, três por cada uma das plataformas digitais em causa.

Os workshops sobre a plataforma Zoom foram conduzidos por Magda Carvalho, os workshops dedicados à plataforma Moodle foram orientados por Raquel Dinis e aqueles em que se explorou a plataforma Microsoft Teams foram dinamizados por Francisco Martins que, à semelhança das restantes formadoras, interagiu com os colegas tirando partido das potencialidades das ferramentas digitais em causa.

O balanço de tais atividades, que contaram com a participação de cerca de uma centena de docentes por cada dia de formação, foi bastante positivo.