O Universidade dos Açores promove, no dia 17 de maio, a partir das 09h00, o primeiro Workshop de Primavera MONICET, a ter lugar na Sala A.007 do Complexo Científico do Campus de Ponta Delgada.

O evento é organizado no âmbito do Projeto MEEMO (Manter, Expandir e Explorar a plataforma MONICET de observação de cetáceos) e tem como objetivo apresentar este projeto à comunidade de operadores de observação de cetáceos e ao público em geral.

Na componente técnica, pretende-se estabelecer com os operadores as modificações a introduzir na plataforma MONICET, de modo a adequá-la às necessidades presentes e antecipar utilizações futuras dos dados recolhidos. Tê lugar, ainda, duas mesas redondas dirigidas para o aperfeiçoamento de uma proposta de metodologia para recolha de dados a partir das vigias e para a elaboração de um acordo de partilha
de dados, que procurará formalizar as práticas seguidas até ao presente.

A plataforma MONICET resulta de uma colaboração entre empresas de observação de cetáceos e um grupo de investigadores da Universidade dos Açores. Iniciada em 2007
com o apoio do Governo Regional através de um projeto de investigação em contexto empresarial, a plataforma entrou em operação em 2009.

Das três empresas iniciais, todas de São Miguel, a plataforma MONICET tem hoje 11 empresas contribuidoras, distribuídas por todas as ilhas onde há atividade. A base de dados contém registos de mais de 7.500 saídas, contabilizando mais de 23.000 avistamentos de 22 das 24 espécies de cetáceos registados nos Açores. Contém ainda um catálogo de fotoidentificação com 6.000 fotografias, incluindo quase 1.000 cachalotes identificados individualmente.

O projeto MEEMO tem uma componente científica, que explorará a base de dados compilada ao longo de mais de uma década procurando correlacionar os padrões de abundância e distribuição das espécies de cetáceos com variáveis oceanográficas e climáticas. Ao mesmo tempo modernizará toda a infraestrutura tecnológica, facilitando a sua utilização por todos os interessados. As empresas, em particular, passarão a dispor de uma app para automatizar a introdução de dados.

Pode consultar o programa do Workshop Primavera MONICET aqui.

Artigo anteriorEstudante Jéssica Filipa Raposo Sousa defende provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Próximo artigoBiblioteca Central promove exposições em maio