A Universidade dos Açores, continuando empenhada em garantir aos estudantes recém-chegados as melhores condições de integração, levou a cabo um conjunto de sessões online com vista ao desenvolvimento de competências básicas de utilização das plataformas digitais e outras ferramentas de apoio ao ensino.

As sessões sobre as plataformas Zoom e Microsoft Teams foram conduzidas pelo docente Francisco Martins e as dedicadas à plataforma Moodle foram dinamizadas pela docente Raquel Dinis. As sessões em que se explorou o Portal Web e o Portal do Estudante foram orientadas pela vice-reitora Susana Mira Leal e a plataforma Inforestudante foi apresentada pela diretora do Serviço de Gestão Académica, Marta Mota, que abordou também algumas questões importantes sobre regulamentação académica. Uma última sessão formativa, dedicada à pesquisa bibliográfica online, contou com a colaboradora Laudalina Esteireiro, que à semelhança dos restantes formadores, interagiu com os estudantes procurando dinamizar a sessão.

Para encerrar este conjunto de sessões online e apresentar aos novos estudantes “a vida para além do estudo”, decorreram duas sessões paralelas nos campis da Terceira e de São Miguel. Em Angra do Heroísmo marcaram presença a Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo e as tunas NEPTUNA, TASMUA e TUSA e, em Ponta Delgada, apresentaram-se aos estudantes a Associação Académica, a Tuna com Elas, a Enf’in Tuna, os Tunídeos e a TAUA. Os novos estudantes do campus de Ponta Delgada puderam ainda conhecer a primeira startup de bicicletas partilhadas da Região, a Atlantic Bikes, empresa parceira da UAc, que apresentou os seus serviços e o recém criado clube de sustentabilidade.

Um passeio de bicicleta pela cidade e praias, em parceria com a Atlantic Bikes, e um concurso de fotografia são outras atividades incluídas no programa de integração aos novos estudantes da academia.  

Artigo anteriorPrémio Camões atribuído a Honoris Causa da UAc
Próximo artigoMatrículas para os estudantes da 3.ª fase