UAc recebe conferência anual do MIT Portugal

30 setembro | Aula Magna | Programa MIT Portugal

152

Programa MIT Portugal realiza no próximo dia 30 de setembro a sua conferência anual, dedicada ao tema “TheAtlantic as a platform for science & technologicalimpact”, no auditório da Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada. Ao longo do dia decorrerão várias sessões dirigidas a toda a comunidade académica e industrial.

Esta edição marca um momento especial, pois decorre pela primeira vez em pleno Oceano Atlântico, entre Portugal continental e os EUA, onde se situa o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Segundo o Diretor Nacional do Programa, Pedro Arezes, “é uma geografia simbólica para esta parceria transatlântica, reforçando o compromisso do MIT Portugal em centrar esforços no desenvolvimento de investigação de fronteira para dar resposta a alguns dos mais importantes desafios da Sociedade, como as alterações climáticas ou a exploração espacial. O plano traçado colocará Portugal no mapa dos grandes contributos nestes domínios”.

A sessão de abertura da conferência, às 9h00, contará com as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira, do Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, e dos Diretores do Programa MIT Portugal, Dava Newman e Pedro Arezes.

O programa inclui uma participação alargada de docentes e investigadores do MIT, destacando-se a sessão plenária proferida por Jim Anderson, da Universidade de Harvard, EUA, pioneiro no estabelecimento de uma ligação entre os compostos químicos CFCs e o buraco na camada de ozono. Ciências do Clima, Ciência de Dados, Sistemas Terrestres, Cidades Sustentáveis e Transformação Digital serão os temas das várias sessões ao longo do dia.

Outro momento de realce será o reconhecimento do trabalho de investigação de alunos, com a atribuição do Prémio FLAD para o Melhor Poster, patrocinado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Artigo anteriorUAc promove I Congresso Internacional de Turismo Sénior
Próximo artigo4ª Sessão da Comunidade de Leitores da BAM na UAc