A Universidade dos Açores (UAc) pretende disponibilizar um total de 819 vagas para o ano letivo 2023/2024. Estão aprovadas e a concurso 609 vagas destinadas ao concurso nacional de acesso, prevendo ainda poder oferecer 210 vagas destinadas aos concursos especiais (CE), designadamente, Maiores 23, Estudantes Internacionais, Titulares de Outros Cursos Superiores e Mudanças de Par Instituição/Curso, e regimes especiais de acesso (RE), aguardando-se resposta relativamente a um pedido de aumento de vagas para os CE.

A UAc apresenta-se ao Concurso Nacional de Acesso 2023/2024 com 22 licenciaturas, disponibilizando mais vagas, face ao concurso de 2022/2023, nos ciclos de estudos de Medicina Veterinária (Preparatórios), Estudos Portugueses e Ingleses e Biologia.

O aumento de vagas na Licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses acompanha os esforços que as Instituições de Ensino Superior têm vindo a realizar no sentido de contribuir para a formação de Professores. A UAc reforçou a oferta nesta licenciatura, porquanto a mesma integra uma área científica necessária ao posterior acesso a mestrados profissionalizantes para a docência, também oferecidos pela UAc.

Nos concursos nacionais de acesso e ingresso nos anos letivos de 2023-2024 e de 2024-2025, a UAc voluntariou-se ainda a proceder à implementação, em projeto piloto, de um contingente prioritário integrado no Concurso Nacional de Acesso, destinado a estudantes carenciados economicamente, com 2% de vagas para cada ciclo de estudos (ou 2 vagas), para candidatos beneficiários de escalão A de ação social escolar. 

Entende-se que a decisão do Governo de antecipação de todo o processo de fixação de vagas, face a anos anteriores, visa contribuir para uma melhor integração e para o sucesso académico dos novos estudantes. A apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional para candidatos com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas e estrangeiras decorre de 24 de julho a 7 de agosto, sendo antecipado todo o calendário de colocações do concurso nacional de acesso. Mais informações sobre as candidaturas ao Ensino Superior estão disponíveis em: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2023 | Vagas da 1ª Fase do Regime Geral de Acesso ao Ensino Superior Público | DGES.

Artigo anteriorManuel da Silva Rosa defendeu provas de doutoramento em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX)
Próximo artigoAluno Erasmus da UAc escreve artigo sobre a sua experiência