Este ano, o simpósio do projeto Bridging the ATlantic vai explorar e discutir as articulações entre Imigração & Saúde. Qual o acesso dos imigrantes à saúde nos países em que se encontram? Com que respostas institucionais podem contar? Como as barreiras linguísticas ou culturais podem ser um obstáculo à prestação de cuidados de saúde de qualidade? Estas e tantas outras questões que nos interessam refletir a partir das experiências em primeira mão sobre o que é ser imigrante e aceder aos cuidados de saúde ou, de igual forma, o que é ser profissional de saúde e prestar cuidados culturalmente sensíveis.

O simpósio ocorrerá no dia 12 de março pelas 14H no Anfiteatro IX da Universidade dos Açores (UAc), no campus de Ponta Delgada. O acesso é livre.

O Programa Bridging the Atlantic é uma parceria da Universidade dos Açores e da University of Massachusetts Dartmouth no âmbito da saúde comunitária. As atividades a desenvolver na edição deste ano contam com o apoio da Associação dos Imigrantes nos Açores  (AIPA). Desde 2015 mais de 170 estudantes tiveram já a oportunidade de participar nesta iniciativa que conta com o apoio da Direção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores, do American Corner da UAc e da The Mello Charitable Foundation.

Artigo anteriorArtigo “ON” ou “OFF”? A importância da metilação do DNA nas doenças neurodegenerativas” em destaque no UAciência
Próximo artigoJosé Manuel Almeida Braz recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UAc