A Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, acompanhada pela Equipa Reitoral, recebeu no dia 25 de novembro uma comitiva da Ordem dos Engenheiros (OE) liderada pelo Bastonário, Eng. Fernando de Almeida Santos, e a Presidente do Conselho Diretivo da Região Açores, Eng.ª Teresa Costa. Nesta audiência participou também um numeroso grupo de alunos das Licenciaturas em Ciências da Engenharia da UAc (Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotécnica e de Computadores), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc, assim como os respetivos diretores de curso (Luís Marques Paz e Armando Mendes).

Após a prestação de cumprimentos entre a UAc e a OE, foram discutidas formas de aprofundar as relações e iniciativas colaborativas entre ambas as instituições a curto/médio prazo. Foi posteriormente dada a palavra aos alunos da UAc, que puderam fazer perguntas ao Sr. Bastonário e à sua comitiva, nomeadamente sobre as atuais e futuras perspectivas de emprego ligado à Engenharia em Portugal (procura/oferta, evolução do mercado, política de salários, emigração, etc.) e sobre a pertinência de ser membro-estudante e futuro membro efectivo da OE.

Finalmente, o Bastonário e a Presidente do Conselho Diretivo da Região Açores entregaram, em conjunto com a Reitora, os prémios de mérito destinados aos melhores alunos dos cursos de licenciatura em Engenharia da UAc no passado ano lectivo 2021/2022, tendo sido distinguidos os estudantes João Miguel Isidro Galego, da Licenciatura em Ciências da Engenharia – Engenharia Electrotécnica e dos Computadores, e Tomás Machado Moniz, da Licenciatura em Ciências da Engenharia – Engenharia Mecânica.

No passado dia 23 de novembro, realizou-se na ilha Terceira um jantar de receção ao Bastonário da Ordem dos Engenheiros, organizado pela Delegação da Terceira da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros. Nesse jantar participaram o Pró-Reitor para o Campus de Angra do Heroísmo, Luís Furtado, em representação da Reitora da UAc, e os três alunos de mestrado da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da UAc que receberam das mãos do Bastonário um diploma de mérito por terem sido os melhores alunos dos respetivos cursos no passado ano lectivo 2021/2022: Pedro Miguel de Sousa Peixoto, do Mestrado em Engenharia Agronómica, Rosa Maria de Sousa Silveira, do Mestrado em Engenharia Zootécnica, e Álvaro Daniel de Sousa Teodoro, do Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água.

Artigo anteriorWorkshop “Utilização de métodos físicos e computacionais para a compreensão funcional de novas moléculas” na UAc
Próximo artigoAula Aberta: Agenda 2030 da ONU