No próximo dia 11 de junho de 2021, pelas 17h (hora Açores), irá decorrer o Webinar com o título “O declínio dos insetos: o papel das espécies não nativas em ilhas”, evento organizado pelo Grupo da Biodiversidade dos Açores (cE3c) com o patrocínio do “American Corners Portugal” e da Universidade dos Açores.

Vários estudos científicos mostraram que a abundância e a diversidade de insetos estão a diminuir drasticamente em todo o mundo. Este declínio tem origem na ação humana – que causa perda e fragmentação de habitats, introdução de espécies invasoras e mudanças climáticas, entre outras – e constitui uma grave ameaça que a humanidade deve enfrentar com urgência.

O registo para obter o link da sessão zoom é feito através do e-mail: grupodabiodiversidadedosazores@gmail.com

Programa do webinar:

17h00 – 17h05 – Apresentação

17h05 – 17h25 – Resiliência à mudança: a resposta das comunidades de artrópodes insulares às não nativas apresentada pela Prof. Rosemary Gillespie (Univ. Berkeley). Atualmente, ela co-lidera com George Roderick o “Berkeley Evolab”, focado na ecologia e evolução dos artrópodes terrestres, o macrobiota mais diverso do planeta. (https://ourenvironment.berkeley.edu/people/rosemary-gillespie)

17h25 – 17h35 Declínio dos artrópodes nos Açores: o papel das espécies não nativas apresentada pelo Prof. Paulo A.V. Borges (Univ. dos Açores). Atualmente lidera o Grupo da Biodiversidade dos Açores (CE3c), a sua investigação é feita principalmente em ecologia e conservação de artrópodes terrestres. (http://gba.uac.pt/member/paulo-a-v-borges)

17h35 – 17h45 Quando um poderoso invasor não se estabelece nas ilhas, apresentada pelo Prof. António Onofre Soares (Univ. dos Açores). A sua investigação centra-se em ecologia (incluindo ecologia aplicada) e evolução de artrópodes terrestres, principalmente na família Coccinellidae. (http://gba.uac.pt/member/antoacutenio-onofre-costa-miranda-soares)

17h45 – 18h00 – Tempo para questões e respostas

 

Artigo anteriorEstudantina Universitária dos Açores vence Concurso “Jovem Autonomia”
Próximo artigoWebinar “Os jovens e o mundo digital”