Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a cidade da Horta, na Ilha do Faial, receberá os parceiros do projeto OCEAN e diversos especialistas mundiais na mitigação de abalroamentos de navios a grandes baleias, num workshop que discutirá essa problemática. O workshop é organizado pelo OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar, Universidade dos Açores, parceiro do projeto, com a cooperação da Escola do Mar dos Açores.

Rui Prieto, investigador do OKEANOS, alerta para o facto do “tráfego marítimo crescente se apresentar como uma ameaça a várias espécies de animais marinhos. Ferimentos graves ou mortalidade devidos a abalroamentos estão registados para mais de 75 espécies marinhas, sendo este problema especialmente preocupante em relação a algumas espécies de grandes baleias.”

Desde a década de 1980 que o número de incidentes tem aumentado significativamente. Neste âmbito, o projeto OCEAN surge de um consórcio que conta com 13 parceiros de sete países europeus (UE e UK), com o principal objetivo de criar ferramentas e procedimentos para reduzir a frequência e severidade dos acidentes marítimos, incluindo abalroamentos a grandes baleias.

O projeto OCEAN (Operator-Centred Enhancement of Awareness in Navigation) iniciou-se em outubro de 2022 e é cofinanciado no âmbito do fundo para Investigação e Inovação Horizonte Europa da UE e por UKRI grants.

 

Artigo anteriorAlunos da UAc participam na AFIRSE Portugal 2023
Próximo artigoUAciência de 22 de janeiro