O American Corner da Universidade dos Açores (UAc) organiza o Workshop “Onde estão as mulheres? Invisibilidade(s), afirmação e memória pública” no dia 8 de março no Anfiteatro VIII, no campus universitário de Ponta Delgada. Este evento tem como propósito analisar o papel da mulher na sociedade.

A sessão terá início com a intervenção de Margarida Sá Nogueira Lalanda, docente aposentada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UAc), e investigadora do Centro de Humanidades da UAc (CHAM-Açores), que fará uma reflexão pessoal enquanto docente e investigadora, prosseguindo com Susana Goulart Costa, docente e investigadora na mesma Universidade, que proferirá uma análise à vida conventual açoriana na Época Moderna.

Vera Costa, aluna da FCSH-UAc, enquadrará a temática dos feminismos contemporâneos, destacando a progressiva conquista dos direitos das mulheres, ao longo dos séculos XIX e XX. O workshop concluirá com dois testemunhos, Daniela Sofia Faria, mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Economia e Gestão da UAc, que falará do seu percurso enquanto estudante e presidente da Direção da Associação Académica da UAc, e Margarida Rego Pereira, da Academia Sénior da UAc, que falará sobre os desafios e constrangimentos de uma vida profissional dedicada à enfermagem.


A sessão, que será moderada por Pilar Damião de Medeiros, docente da FCSH-UAc e diretora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da UAc, contará, ainda, com um momento musical a cargo da estudante de Psicologia Irene Castro.

Este evento é aberto ao público.



 




 

 

 

 

Artigo anteriorEdição n.º 24 da rubrica Cê de Ciência: Grandes alterações da biosfera: dos biomas aos antromas
Próximo artigoAgrupamento de Escolas de Maximinos visita a Universidade dos Açores