Photo: Jesper Rosenmai / Statsraad Lehmkuhl

A Universidade dos Açores (UAc) acolhe o Workshop One Ocean, um encontro internacional sobre ciência climática interdisciplinar, políticas públicas em assuntos do mar e conexões humanas com o oceano, no âmbito da One Ocean Expedition e do curso internacional One Ocean Field Course, de 5 a 7 de julho, no campus de Ponta Delgada.

O evento reúne cientistas, estudantes, decisores políticos e organizações ligadas ao oceano de vários países para explorar soluções inovadoras face aos desafios oceânicos atuais — desde a biodiversidade marinha à crise climática e geopolítica dos oceanos.

Organizado pela Universidade de Bergen (UiB), UAc (CIBIO/InBio Açores e Instituto OKEANOS), Universidade do Texas em Austin, e pelo Comité Nacional da Década do Oceano e COI–UNESCO e com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa, e do Programa UT Austin-Portugal, o workshop integra a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030).

O workshop decorre em paralelo com a escala do emblemático navio-escola norueguês Statsraad Lehmkuhl em Ponta Delgada (2 a 8 de julho), no âmbito da One Ocean Expedition. O navio partiu de Nice (França), onde participou na Conferência dos Oceanos da ONU, e segue rumo a Nuuk, na Gronelândia. A bordo viajam estudantes e docentes das Universidades de Bergen, Harvard, Johns Hopkins e UT Austin, que participam em aprendizagens interdisciplinares sobre clima, biodiversidade, oceanografia e diplomacia oceânica. O workshop proporcionará aos jovens conhecimento e perceções enriquecedoras para no futuro liderarem o diálogo entre ciência e políticas públicas relativas aos assuntos do mar.

A sessão de abertura do workshop, a 5 de julho, contará com a presença da Reitoria da UAc, da Embaixada da Noruega, e de membros dos governos nacional e regional com responsabilidade nos assuntos do mar. A colaboração entre Portugal e Noruega no domínio do crescimento azul e das indústrias marítimas será o tema em destaque. Depois, representantes de alto-nível da Noruega, de Portugal e dos EUA discutirão perspetivas sobre a cooperação internacional no âmbito da Década dos Oceanos da ONU.

O workshop inclui quatro sessões temáticas sobre desafios da Década dos Oceanos:

  • Crise oceânica e soluções baseadas no mar;
  • Resiliência costeira e riscos climáticos;
  • Observação oceânica e sistemas globais;
  • Relação da sociedade com o oceano.

No sábado à noite (5 de julho), o público poderá assistir a uma sessão pública sobre cabos submarinos inteligentes (SMART Cables) por Bruce Howe (Universidade do Havai), um especialista mundial nesta tecnologia inovadora, e à exibição do filme “Ilha dos Gigantes”, do realizador Nuno Sá.

Programa completo disponível através do link.

Artigo anteriorUAc presente no lançamento do Projeto Europeu InnoVamos
Próximo artigoEncerramento do Ano Letivo da Academia Sénior celebrou cultura e património no Nordeste