Nesta sua XIII edição, o Encontro de Sociologia dos Açores, que ocorre nos 25 anos da Licenciatura em Sociologia da Universidade dos Açores, terá lugar nos dias 25 e 26 de novembro de 2021, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. Este evento será aberto a todo o público, conta com a participação de especialistas regionais, nacionais e estrangeiros e será dinamizado através de mesas redondas que focarão diversas dimensões específicas da relação entre a coesão social, a cidadania e a sustentabilidade.

Nas sociedades contemporâneas a coesão social atravessa todos os debates, ganhando especial sentido nas questões da educação, do emprego, da economia, do envelhecimento da população ou das migrações, apenas para referir algumas das mais estruturantes. Realçadas pela pandemia COVID-19, as questões da coesão social surgem mais do que nunca articuladas com as diversas modalidades em que a cidadania se desdobra e em especial com os problemas emergentes da sustentabilidade.

A crescente desmultiplicação das identidades e o aumento das desigualdades de distribuição de rendimento vêm tornar central na sociedade os debates gémeos da cidadania e da coesão social. Por outro lado, os efeitos da Humanidade no ambiente estão a ter cada vez mais repercussões sociais, políticas e económicas, associadas a novos movimentos sociais e políticos bem como a mudanças nas representações sociais sobre o mundo.

Artigo anteriorCelebração do 41.º Aniversário da AAUA
Próximo artigoSociologia na Rua: A investigação sociológica nos Açores – discussão de pesquisas