No âmbito das comemorações do 25.º aniversário da Fundação Gaspar Frutuoso (FGF), realizou-se no passado dia 4 de outubro, no Anfiteatro VIII da Universidade dos Açores (UAc), a cerimónia de entrega do Prémio Mérito Científico da UAc.
O Prémio Mérito Científico da UAc – 2024, atribuído pela FGF e pela Caixa de Crédito Agrícola (CCA), distinguiu o artigo “Toward a near real-time magma ascent monitoring by combined fluid inclusion barometry and ongoing seismicity”, da autoria de Vittorio Zanon, Luca D’Auria, Federica Schiavi, Klaudia Cyrzan e Matthew J. Pankhurst, como o melhor trabalho publicado pela UAc nos últimos seis anos na área de Ciências Naturais e Exatas.
A cerimónia contou com a presença da Reitora da UAc, Susana Mira Leal, do Presidente do Conselho Diretivo da FGF, José Noronha Rodrigues, e da Administradora da CCA, Ana Cordeiro.
José Noronha Rodrigues destacou o reforço deste protocolo, anunciando que, em parceria com a CCA, o valor monetário do prémio foi aumentado para 5.000€. Anunciou, também, a realização da 2.ª edição deste prémio em 2025, que terá como foco a área de Ciências da Engenharia e Tecnologias. As candidaturas ao Prémio de Mérito Científico da UAc – 2025 estarão abertas de 6 a 18 de janeiro de 2025.