©Hugo Moreira

A Universidade dos Açores (UAc) comemorou, no dia 9 de janeiro, o 49.º aniversário da instituição. A celebração teve lugar na Aula Magna no campus de Ponta Delgada, com transmissão para os campi de Angra do Heroísmo e da Horta. A cerimónia, precedida pelo tradicional cortejo académico, contou com a presença de representantes do poder político regional e das autarquias locais, empresários, parceiros institucionais e membros da comunidade académica.

Constituíram pontos altos do evento a entrega de diplomas e medalhas de mérito escolar aos estudantes diplomados no ano letivo 2023-2024 com a média final de curso mais elevada, igual ou superior a 14,5, e inscrição no quadro de honra dos estudantes com média igual ou superior a 17,0 valores. A Magnífica Reitora agraciou com a Medalha de Mérito Académico docentes e investigadores, como reconhecimento pelas suas atividades nas áreas do ensino, da investigação, da gestão universitária e da ligação à comunidade, e outros trabalhadores com a Medalha de Reconhecimento por serviços prestados à instituição.

Na sua intervenção, Susana Mira Leal destacou os projetos realizados em 2024, que impulsionaram a internacionalização da academia, e a criação de três novos cursos de mestrado em áreas de elevado interesse para a região: Agricultura Biológica, Gestão de Destinos Turísticos e Psicologia Clínica. Anunciou também a conclusão dos processos de contratualização das novas residências universitárias de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, cujas obras terão início entre janeiro e fevereiro. Estas infraestruturas permitirão reforçar a capacidade de alojamento em 270 camas (100 em Angra do Heroísmo, 50 na Horta e 120 em Ponta Delgada). Outras prioridades para 2025 incluem intervenções estruturais nos edifícios da universidade e a contratação de novos docentes. Durante a cerimónia apresentou a identidade gráfica das comemorações dos 50 anos da UAc, que contará com um programa abrangente, incluindo seminários e conferências sobre temas emergentes, uma feira de ciência, exposições, festivais culturais e a realização de um estudo sobre o impacto da universidade no arquipélago.

A cerimónia incluiu ainda um momento cultural, apresentado por um grupo de alunos do curso breve em Práticas Teatrais, ministrado no âmbito do programa da Academia das Artes da UAc, e com uma apresentação musical dinamizada pela “THIN” Rockschool, um projeto de educação musical que reflete o compromisso da universidade em promover a formação artística nos seus diversos campi.

Assista aqui ao vídeo da cerimónia.

Artigo anteriorInscrições Abertas para a 2.ª Edição da Pós-Graduação em Excelência e Sustentabilidade na Gestão de Serviços
Próximo artigoEdição n.º 44 da rubrica Cê de Ciência: os frutos coloridos do verão