Encontra-se concluída a primeira fase do projeto ExTRAP “Exploratory study of Tephra Records in Azores Peatlands” que visa explorar o potencial das turfeiras como arquivos sedimentares para a reconstrução da história eruptiva dos sistemas vulcânicos dos Açores. O ExTRAP reúne uma equipa multidisciplinar de investigadores de várias instituições europeias (IVAR–UAc, CIBIO–Açores, Cardiff University, GEOMAR, Universidade da Coruña e GEO3BCN–CSIC), com vasta experiência no estudo de sequências sedimentares em diferentes contextos geológicos e ambientais. A primeira fase do projeto incluiu uma campanha de prospeção das turfeiras da ilha do Pico que decorreu em julho de 2025.
Os sedimentos e níveis de tefra (escórias e cinzas vulcânicas) presentes nos testemunhos de sondagem foram, entretanto, amostrados para análises geoquímicas, geocronológicas e paleoambientais. Os dados obtidos têm como objetivo testar o potencial das turfeiras para a reconstrução detalhada da frequência e história eruptiva do Pico. O ExTRAP atua em sinergia com outros projetos, contribuindo para o conhecimento das alterações climáticas ocorridas no Holoceno e do papel das turfeiras como sequestradoras de carbono.


O projeto ExTRAP é financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., com a referência 2023.12382.PEX, DOI

