A Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, e o Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral assinaram, no passado dia 14 de novembro de 2025, nas instalações do campus de Ponta Delgada, um protocolo de cooperação que reforça a ligação entre a Universidade e as instituições europeias.
Este protocolo estabelece os termos e condições para o fortalecimento da colaboração entre a UAc e o Eurodeputado, promovendo novas oportunidades de valorização académica e profissional dos estudantes, nomeadamente através do contacto direto com o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu.
Entre as ações previstas, destaca-se a atribuição da Bolsa de Estágios Doutor João Bosco Mota Amaral aos jovens formados pela UAc nas áreas de Economia e Gestão, permitindo-lhes realizar estágios curriculares no Gabinete do Eurodeputado no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Esta experiência proporciona aos estudantes uma qualificação profissional e pessoal única, ao contactarem com o funcionamento das instituições europeias, reforçando competências práticas e teóricas no contexto internacional.
Na ocasião, a Reitora da UAc destacou que este protocolo “é uma aposta na valorização individual do talento dos nossos estudantes, mas também na capacidade desse talento para contribuir para o desenvolvimento das instituições, da Região e do país”. Por sua vez, o Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral salientou que “é fundamental criar massa crítica e os estudantes de Economia e Gestão da UAc, com o seu empreendedorismo e juventude, representam uma mais-valia importante para o futuro da Região”.
Este acordo vem fortalecer a rede de cooperação institucional da UAc, ampliando o impacto da sua atividade formativa e aproximando a comunidade académica dos centros de decisão europeus.
















