No próximo dia 9 de junho de 2021, pelas 14h (UTC), irá decorrer o Webinar com o título “O Observatório da Montanha do Pico (OMP) situado no topo do vulcão do Pico” onde serão apresentadas três curtas palestras de 10 minutos:

– Propriedades químicas dos aerossóis no OMP por Lynn Mazzoleni;
– Propriedades físicas dos aerossóis no OMP e futuras oportunidades de investigação por Cláudio Mazzoleni;
– A situação atual e planos para o futuro do OMP por Paulo Fialho

O Observatório da Montanha do Pico (OMP) é uma estrutura de investigação científica situada nos Açores, que tem envolvido uma forte participação americana num esforço internacional para estudar o clima e monitorizar a poluição na região do Atlântico Norte.

Neste observatório são recolhidas amostras de massas de ar que são transportadas acima da fronteira marítima (na baixa troposfera livre) a longas distâncias e que podem ter origem em regiões tão diferentes como a América do Norte, o Ártico, África, Europa e a região do atlântico equatorial. A localização estratégica e a elevada altitude, torna o OMP como uma infraestrutura única por comparação com outros observatórios situados na grande região do Atlântico Norte, para além de fornecer uma excelente base de apoio para observações de vigilância vulcânica.

Para assistir ao Webinar utilize o seguinte link ZOOM

Artigo anteriorProtocolo de Nagoya e regulamentos para sua aplicação
Próximo artigoInvestigador do Okeanos recebe bolsa da National Geographic para estudar comportamento alimentar de cachalotes