A “International Summer School on Geological Hazards in Volcanic Islands”, promovida pela Academia IVAR, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores, decorreu entre 16 e 23 de junho em São Miguel, focando-se no estudo de diferentes perigos geológicos, como vulcanismo, fluidos vulcânicos, sismos, movimentos de vertente e tsunamis.

Esta escola de verão contou com a presença de vinte e dois alunos, maioritariamente de doutoramento, provenientes de países como Itália, Alemanha, França, Inglaterra, Pais de Gales, Irlanda, Espanha e Portugal. Contou também com a presença de nove professores convidados, de elevado perfil internacional, incluindo, pioneiros no estudo dos fluidos vulcânicos e especialistas envolvidos no monitoramento da erupção vulcânica em curso na Islândia e da erupção ocorrida em La Palma em 2021.

As atividades abrangeram aulas teóricas e práticas, apresentações dos alunos e excursões geológicas aos vulcões do Fogo, Furnas e Sete Cidades.

Este evento foi cofinanciado pela DRCID através do “Apoio à organização e realização de Cursos Intensivos de Verão” e pela FCT no âmbito do financiamento programático do IVAR, DOI 10.54499/UIDP/00643/2020.

Artigo anteriorInvestigadores do Cibio-Açores participam no XXII Congresso da Associação Ibérica de Limnologia
Próximo artigoESS organiza NURSING BOOTCAMP