Aula aberta na UAc sobre cinema e Cultura Portuguesa

23 abril | 10h30 | Sala de Audiovisuais FCSH

135

No âmbito das disciplinas de Cultura Portuguesa, decorre no dia 23 de abril às 10h30, na Sala de Audiovisuais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, uma aula aberta dedicada ao tema “Espelho, Reflexão e Parábola: Cinema Português e Cultura Portuguesa”, proferida pelo Doutor André Rui Graça.

Esta palestra debruça-se sobre a forma como o cinema português se tem inserido e relacionado com o panorama mais vasto da cultura portuguesa, desde a década de 1960 (época da afirmação do Cinema Novo Português) até ao dealbar do novo milénio.

Por um lado, importa colocar em perspetiva a relação do cinema com outras artes (nomeadamente a literatura, o teatro e a arquitetura) e avaliar até que ponto o dispositivo fílmico sintetizou linguagens criativas e aportou um novo olhar. Importa, ainda, compreender a ligação entre o cinema e o passado,recente e/ou remoto. Por outro lado, urge compreender a forma como os filmes, enquanto textos e documentos, foram espelhando e refletindo, de forma mais ou menos estilizada e filtrada, o espírito do tempo em Portugal.

André Rui Graça é mestre e doutor em estudos Fílmicos pela University College London e licenciado em estudos artísticos pela Universidade de Coimbra. Atualmente é consultor e investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Coordena, conjuntamente com Manuela Penafria (UBI) e Maria do Rosário Lupi Bello (UAb), o Grupo de Trabalho sobre “Teoria dos Cineastas”.

Artigo anteriorUAc promove conferência e workshop em Psicologia da Justiça
Próximo artigoEstudante Cristian David Ortiz Garcia defende provas de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza