Termina hoje na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada. o 1.º Festival de Robótica dos Açores – AZORESBOT 2019 (http://azoresbot2019.uac.pt). O evento, organizado pela PROBOT – Associação de Programação e Robótica dos Açores, contou com a colaboração do Grupo de Robótica e Inteligência Artificial / Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde (GRIA/NIDeS), da Universidade dos Açores, o Instituto de Investigação em  Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), a Rede Regional de Bibliotecas  Escolares (RRBE), a Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), a Academia de Robótica, a Associação de Professores de Informática (ANPRI), a Botn’roll, o Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade dos Açores (NESTI), a MEO-Altice, a Nonagon e o Cento de Ciência Viva EXPOLAB.

O evento contou com a participação de mais de 100 alunos e professores de escolas do 2.º ciclo, do Ensino Secundário e Profissional da Região Autónoma dos Açores. Os participantes realizaram atividades de programação e robótica em torno de desafios propostos.

O primeiro dia foi dedicado à realização de workshops com robôs LEGO Mindstorms. As 24 equipas de 4 elementos inscritas participaram na construção do robô AZORESBOT, o primeiro robô didático de criação açoriana, desenvolvido pela PROBOT e pelo Grupo de Robótica e Inteligência Artificial / Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde – GRIA/NIDeS da Universidade dos Açores, em parceira com professores e alunos dos clubes de robótica da Escola Secundária Domingos Rebelo e da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe e apoiado da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O robô ficará disponível para uso nas escolas da RAA, constituindo uma alternativa a outros modelos existentes no mercado.

Nos dias seguintes, as equipas programaram e testaram os robôs, preparando-os para os momentos de demonstração e de competição que decorrerão hoje. As equipas concorrem a um de três desafios. No “First Challenger”, o robô deverá ser capaz de seguir uma linha pintada no chão, reagindo quando encontra zonas coloridas, mas também deverá conseguir circular num troço sem linha, avançando entre duas paredes laterais. No “Conta uma história”, a equipa realiza uma apresentação, na qual o robô deverá ter um papel de relevo. No desafio “Freebots – Mostra de robôs”, as equipas têm oportunidade de apresentar um robô que tenham desenvido, com características especiais que o diferenciam de outros robôs. 

O programa do festival AZORESBOT contou ainda com uma palestra proferida pelo Professor Jaime Rei, coordenador do premiado Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Torres Vedras, com o título “O futuro já começou – Programação e Robótica no Ensino Básico”, e os Professores Luis Paulo Reis e Manuel Silva, respetivamente, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do INESC-TEC/ Instituto Superior de Engenharia do Porto, que abordaram o tema “Robotica Educativa: O Festival Nacional de Robótica e o RoboCup”.

O evento contou com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional de Ciência e Tecnologia e da Direção Regional de Educação, do American Corners – Portugal da Universidade dos Açores, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da Junta de Freguesia da Maia e da Casa do Povo da Maia, do Clube de Ténis de S. Miguel e da empresa Leroy Merlin e Aki.

Artigo anteriorBAM promove webinars em junho para membros b-on
Próximo artigoConcurso de Ideias ETH 2019 contou com workshop “How to land your dream job”, por Mustafa Toga