Nos dias 3 e 4 de junho decorreu, no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, o Concurso de Ideias ETH 2019. O evento proporcionou, a mais de 80 estudantes, a oportunidade de apresentarem os projetos desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de Empreendedorismo.

A concurso estiveram 26 projetos apresentando modelos de negócio nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, do serviço social, do turismo e da sustentabilidade ambiental. Avaliados por um júri externo, composto por elementos do ecossistema empreendedor da região, foram eleitos 3 projetos vencedores da edição deste ano.

O terceiro lugar foi atribuído ao projeto “Off Road Segways” na área do turismo; o segundo lugar ao projeto “Colher de pau” uma iniciativa que propõe integrar a intervenção social e o turismo; e o primeiro lugar ao projeto “Outra vida” focado na sustentabilidade ambiental.

Sendo a SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores) parceira do projeto ETH, a Universidade dos Açores e a Faculdade de Economia e Gestão agradecem o empenho e atenção dedicados a este projeto. Destacamos o financiamento por parte desta entidade dos prémios atribuídos no âmbito do concurso, a saber: material informático para os segundos e terceiros lugares, bem como a realização de uma missão empreendedora a Lisboa aos primeiros classificados, dando-lhes a oportunidade de conhecer incubadoras, espaços de cowork e startups de um dos principais ecossistemas portugueses.

O concurso contou ainda com o workshop apresentado por Mustafa Toga sobre o tema “How to land your dream job”, onde foram discutidas as Soft Skills mais procuradas pelo mercado de trabalho e o papel da Inteligência emocional na definição do “trabalho dos seus sonhos”.

A todos os participantes, os nossos parabéns e votos de que alimentem a vossa criatividade na concretização dos vossos projetos.

Artigo anteriorAZORESBOT – 1.º Festival de Robótica dos Açores
Próximo artigoUAc e Santa Casa das Velas promovem colóquio sobre identidade da Macaronésia em diversas ilhas dos Açores