A propósito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, o Reitor da Universidade dos Açores dirigiu a todos os estudantes a seguinte mensagem de esclarecimento e conforto:

“Cara(o) Estudante,

No seguimento do Comunicado do Conselho de Ministros de 12 de março de 2020, a Universidade dos Açores vai suspender todas as atividades escolares, letivas e não letivas, presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março.

Este é um período extraordinário sem precedentes para todos nós e é um momento em que, mais do que nunca, juntos temos de nos focar no combate a esta pandemia que atinge praticamente todo o mundo. Neste esforço conjunto, é fundamental que adotemos as recomendações das autoridades de saúde e, neste contexto, reduzir o contacto social ao estritamente necessário tem de ser um dos nossos principais objetivos.

A estadia em residências e a frequência de outros espaços partilhados, onde o convívio social é uma inevitabilidade, contraria tal princípio. Assim, e dado que a situação que vivemos vai certamente prolongar-se por vários meses e não é expectável que regressemos à normalidade proximamente, se estiver deslocado e pretender regressar a sua casa deve fazê-lo. Em breve voltaremos ao contacto através do portal de estudante para que nos comunique a sua decisão, porque mesmo mais distante queremos continuar próximos de si.

Há algumas semanas que a Universidade dos Açores se tem vindo a preparar para este momento, tendo já a funcionar em regime de trabalho remoto a maioria dos seus serviços transversais. E é na mesma lógica que está a trabalhar no sentido de reorganizar as atividades letivas. Caso a caso, serão definidas estratégias e adotadas medidas que minimizem o impacto da suspensão das atividades letivas presenciais, nomeadamente, através do ensino à distância. Será uma fase nova que requer o envolvimento e o esforço de todos.

Assim, pedimos-lhe que esteja atento a todas as orientações que lhe vão ser dadas nas próximas semanas, designadamente, através da sua conta de correio eletrónico de aluno e da página WEB da Universidade.

Até breve!

João Luís Gaspar
Reitor

Ponta Delgada, 13 de março de 2020″

Artigo anteriorEstudante Júlia Paulo Vieira defende provas de Mestrado em Gestão de Empresas
Próximo artigoServiços das UAc em trabalho remoto a partir de hoje