A propósito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, o Reitor da Universidade dos Açores dirigiu a todos os estudantes a seguinte mensagem de esclarecimento e conforto:

“Cara(o) Estudante,

No seguimento do Comunicado do Conselho de Ministros de 12 de março de 2020, a Universidade dos Açores vai suspender todas as atividades escolares, letivas e não letivas, presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março.

Este é um período extraordinário sem precedentes para todos nós e é um momento em que, mais do que nunca, juntos temos de nos focar no combate a esta pandemia que atinge praticamente todo o mundo. Neste esforço conjunto, é fundamental que adotemos as recomendações das autoridades de saúde e, neste contexto, reduzir o contacto social ao estritamente necessário tem de ser um dos nossos principais objetivos.

A estadia em residências e a frequência de outros espaços partilhados, onde o convívio social é uma inevitabilidade, contraria tal princípio. Assim, e dado que a situação que vivemos vai certamente prolongar-se por vários meses e não é expectável que regressemos à normalidade proximamente, se estiver deslocado e pretender regressar a sua casa deve fazê-lo. Em breve voltaremos ao contacto através do portal de estudante para que nos comunique a sua decisão, porque mesmo mais distante queremos continuar próximos de si.

Há algumas semanas que a Universidade dos Açores se tem vindo a preparar para este momento, tendo já a funcionar em regime de trabalho remoto a maioria dos seus serviços transversais. E é na mesma lógica que está a trabalhar no sentido de reorganizar as atividades letivas. Caso a caso, serão definidas estratégias e adotadas medidas que minimizem o impacto da suspensão das atividades letivas presenciais, nomeadamente, através do ensino à distância. Será uma fase nova que requer o envolvimento e o esforço de todos.

Assim, pedimos-lhe que esteja atento a todas as orientações que lhe vão ser dadas nas próximas semanas, designadamente, através da sua conta de correio eletrónico de aluno e da página WEB da Universidade.

Até breve!

João Luís Gaspar
Reitor

Ponta Delgada, 13 de março de 2020″