Na sequência da determinação do Governo da República, a Universidade dos Açores suspendeu as suas atividades presenciais nos campi universitários. Todos os docentes e demais trabalhadores  estão a partir de hoje  a trabalhar de forma remota a partir das suas habitações. Ao longo das últimas duas semanas a instituição preparou-se para esta eventualidade, instalando e testando todas as funcionalidades que permitissem à comunidade académica trabalhar remotamente, garantindo o funcionamento dos serviços. Nas vésperas da suspensão, o Reitor remeteu à comunidade académica a seguinte carta:

“Caros amigos

No seguimento do Comunicado do Conselho de Ministros, de 12 de março, e das recomendações e orientações divulgadas pelo Governo, a Universidade dos Açores suspendeu ontem as atividades letivas e não letivas presenciais por tempo indeterminado. Efetivamente, todos sabemos que a situação provocada pela propagação deste novo vírus não se vai inverter dentro de três semanas e para melhor decidirmos há que ser realistas e verdadeiros. Sem medidas drásticas, serão precisos vários meses para voltarmos à normalidade e será a Ciência a responder quando.

A todos os nossos estudantes remeti ontem a carta que anexo, informando-os dessa realidade e apoiando-os no regresso a suas casas se assim for a sua vontade. Nesta altura, cabe a cada um avaliar os riscos de tal decisão e decidir o que é melhor para si e para as suas famílias. Os estudantes são, nesta altura, os mais vulneráveis e têm de ser a nossa prioridade. Os residentes e os que estão deslocados. Os que pertencem à nossa Universidade e estão em programas de mobilidade noutros países, estamos a ajudar a regressar quando é essa a sua intenção. Os que são estrangeiros e nos escolheram como sua casa estamos a apoiar para que nada lhes falte.

A todos vós quero também reiterar a necessidade dos maiores cuidados em termos de contacto social, sugerindo àqueles que ainda não o fizeram que tracem os seus próprios planos de proteção familiar. O Centro de Resposta a Emergências da Universidade dos Açores vai continuar a funcionar 24 horas por dia e caso necessitem de algum apoio não hesitem em contactar.

Ao longo do dia de amanhã, e nos dias que se seguem, darei orientações a toda a comunidade académica sobre o modo como a Universidade dos Açores vai passar a funcionar a partir de agora. Estou a ouvir todos os responsáveis das nossas estruturas universitárias para que possamos implementar uma estratégia concertada e tão eficaz quanto possível.

Até breve!

João Luís Gaspar
Reitor

Ponta Delgada, 14 de março de 2020″

Artigo anteriorCarta do Reitor aos estudantes da UAc na suspensão das atividade letivas por causa da COVID-19
Próximo artigoReitor da Universidade dos Açores defende o fecho das fronteiras dos Açores e do país