A Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada, irá retomar a iniciativa CINANIMA nas Universidades, que decorrerá nos dias 11 e 18 de outubro, a partir das 14h00, no Anfiteatro VIII e no Auditório Norte, respetivamente.

Este ano, além da exibição dos Premiados da edição do CINANIMA de 2022, no dia 11, a comunidade académica, e o público em geral, poderá assistir no dia 18, a dois programas de curtas oriundos de grandes escolas superiores de arte europeias, a KASK, em Ghent, na Bélgica, e a HKU, em Utrecht, nos Países Baixos.

Entre as 32 curtas-metragens em exibição, destaca-se o filme ‘Bestia’, do chileno Hugo Covarrubias, que arrebatou o Grande Prémio do CINANIMA e esteve indicado para o Oscar de melhor curta-metragem de animação. Merecem também destaque as curtas ‘Curiosa’, de Tessa Moult-Milewska, do Reino Unido, vencedora do Grande Prémio CINANIMA 2022 na Competição Internacional Obras de Estudantes; ‘Um Homem Pequeno’, curta francesa de Aude David, Mikaël Gaudi que conquistou o Prémio Especial do Júri; e ‘Duo’, de João Levezinho, a curta-metragem portuguesa que arrecadou o prémio de jovem cineasta português. Este evento cultural, de entrada livre, representa um momento crucial de disseminação antes da aguardada 47.ª Edição do CINANIMA, que irá ocorrer de 13 a 19 de novembro, em Espinho. Com a presente iniciativa, a Universidade dos Açores passa a estar integrada numa parceria que abrange já 17 instituições nacionais de ensino superior, as quais, com o CINANIMA, celebram a arte da animação em todas as suas formas e cores.

Artigo anteriorExposição “O Universo vem aos Açores” 
Próximo artigoUAc marca o início do ano letivo com cerimónia dedicada aos novos estudantes