Este ano comemoram-se os cinquenta anos da criação da Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo, hoje Departamento de Enfermagem, Saúde Mental e Gerontologia da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores. Foi a 30 de outubro de 1973 que pelo Decreto n.º 569/73 do Ministério da Saúde e Assistência se procedeu à criação das Escolas de Enfermagem de Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Guimarães e Vila Real.

É de suma importância destacar esta efeméride, pois estamos convictos do papel primordial desempenhado na formação de enfermeiros, na qualificação de profissionais de diversas áreas no campo da saúde e na transformação dos serviços e indicadores de saúde, bem como no desenvolvimento regional a nível demográfico, social, económico, científico e cultural.

São milhares os alunos formados que se espalham pelo mundo, exercendo a nobre profissão de Enfermagem. A flexibilidade e resiliência destas instituições permite-lhes ainda hoje constituírem-se como dinamizadoras e insubstituíveis parceiras na formação da ciência de Enfermagem.

Artigo anteriorVII edição do CICA na UAc
Próximo artigoAcademia Sénior promove seminário sobre turismo sustentável