O VII Congresso Internacional da Criança e do Adolescente (CICA), este ano com o tema “Famílias na Infância”, realizou-se na Universidade dos Açores (UAc), nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro de 2023. Este evento, foi organizado pelo Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da UAc e financiado pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia.

A conferência de abertura contou com a presença de Álvaro Laborinho Lúcio, além de outros convidados nacionais e internacionais.

Nos dias 20 e 21 de outubro houve ainda lugar para a conferência com Francisco Xavier Carrillo sobre o tema “educação positiva com dicas para a desobediência infantil” e 4 workshops, regras e rotinas em família, leituras em família, saúde e bem-estar, e intervenção precoce.

Nos dias 27 e 28 de outubro os participantes puderam assistir à conferência de Maria Barbosa Ducharne, relativa ao tema “desafios e competências de famílias adotivas” e foram dinamizados mais 4 workshops, o pai e a mãe vão à escola, internet segura em família, famílias com crianças de neurodesenvolvimento e jogos de matemática em família. Houve ainda espaço para comunicações livres e 3 eventos extrauniversitários que levaram a ciência para fora de portas! Foram 4 dias de aprendizagem, discussão, partilha, atualização e boa disposição. Para o ano há mais!

Artigo anteriorArtigo “25 anos de Copernicus” em destaque no UAciência
Próximo artigoCinquentenário da criação da Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo