Realiza-se nos próximos dias 14 e 15 de setembro o Colóquio “Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural”, comemorativo do centenário do nascimento deste autor e investigador açoriano, que decorrerá na Universidade dos Açores (no Anfiteatro VIII) e na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD).

O colóquio terá diversos painéis, sobre as várias atividades de Pedro da Silveira como poeta, crítico literário, tradutor, colaborador da imprensa, investigador em História e Etnografia, etc., de onde resultará certamente um retrato bastante completo desta grande figura regional e nacional.

No dia 14, pelas 18 horas, decorrerá uma mesa-redonda dedicada ao tema “Mesa de amigos – Pedro da Silveira, a cultura e a imprensa”, na BPARPD. No dia 15, na BPARPD, pelas 16.30, será exibido o documentário “Os Livros que Ficaram por Ler”, de Sandra Cristina Sousa, sobre a vida e a obra de Pedro da Silveira. Na sessão de encerramento do colóquio, no mesmo dia pelas 18 horas na BPARPD, será lançada a obra “Muito mais que paisagem”, de homenagem ao autor.

Com este Colóquio – uma iniciativa conjunta do CHAM, do CEHu e da FCSH, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e com o apoio do American Corner da UAc – a Universidade dos Açores junta-se ao movimento de celebração do centenário, que está a decorrer em várias instituições no país e no estrangeiro.

A entrada é livre. O programa do evento pode ser consultado aqui

Artigo anteriorUAc presente no festival Lagoa Tech organizado pela Câmara Municipal de Lagoa
Próximo artigoSessão de Acolhimento aos Novos Estudantes da UAc