A Câmara Municipal de Lagoa organizou nos dias 9 e 10 de setembro o Festival Lagoa Tech, evento que decorreu na Praça do Nonagon, com o objetivo de promover a cultura científica e tecnológica, proporcionando o acesso generalizado à sociedade do conhecimento, no âmbito das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica).

A Universidade dos Açores (UAc) colaborou no festival Lagoa Tech com a dinamização de um stand, localizado na Exploring_Zone, em parceria com a InUAc – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UAc. Para além do Gabinete de Relações Públicas e Comunicação, a participação da UAc contou ainda com a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Escola Superior de Tecnologias e Administração, dos Serviços de Ação Social Escolar e do Centro de Formação Complementar.

A Gaming_Zone acolheu uma Lan Party, iniciativa desenvolvida em parceria com o NESTI – Núcleo de Estudantes de Informática da UAc.

A conferência do dia 9 contou com uma sessão moderada pela InUAc e com uma sessão em que participou José Manuel Cascalho, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc, com uma comunicação intitulada “O sucesso da Robótica e da Inteligência Artificial. Que impacto para a Região Autónoma dos Açores?”. 

No dia 10, decorreu uma sessão de testemunhos de antigos alunos da Licenciatura em Informática, Bruno Fernandes, Diogo Figueiredo, João Cunha e Salif Faustino, que já se encontram  inseridos no mercado de trabalho, apresentando diferentes experiências profissionais. A sessão foi organizada pela diretora de curso, Hélia Guerra, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc.

Artigo anteriorEncontro Internacional de Robótica CLAWAR 2022
Próximo artigoColóquio “Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural” (14 e 15 de setembro de 2022)