Marcos teóricos-concetuais-metodológicos, CAQDAS, categorização e codificação… Estes seriam, sem dúvida, alguns dos termos em destaque se um programa informático produzisse uma nuvem de palavras na sequência da conferência sobre investigação qualitativa e ferramentas computacionais, realizada no passado dia 12 de abril, pelo investigador da Universidade de Aveiro, António Pedro Costa, na Universidade dos Açores, num anfiteatro VIII apinhado de investigadores, estudantes e docentes.  

A conferência de António Pedro Costa, moderada pelo docente da UAc, Rolando-Lalanda Gonçalves, muito participativa e com recurso à plataforma de interação com as audiências Slido, foi precedida de uma sessão de abertura, na qual marcaram presença o orador e coordenador das World Conferences on Qualitative Research (WCQR), o coordenador da comissão organizadora da UAc, Helder Pereira e o Vice-Reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento da UAc, Artur Gil. Além das palavras de boas-vindas e dos discursos protocolares, esta sessão de abertura foi também ocasião de apresentar a 8ª edição das World Conferences on Qualitative Research (WCQR), uma iniciativa da LUDOMEDIA que, em janeiro de 2024, decorrerá na UAc.

Esta conferência mundial dedicada à investigação qualitativa decorrerá entre os dias 23 e 25 de janeiro em simultâneo, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, e em Joanesburgo na África do Sul. As participações on-line também são permitidas. As inscrições já se encontram abertas e, entre os oradores convidados que participarão no congresso a decorrer na Universidade dos Açores, estão o premiado especialista em metodologias qualitativas Johnny Saldaña, Professor Emérito da Escola de Cinema, Dança e Teatro da Arizona State University, nos EUA assim como Uwe Flick, professor de investigação qualitativa em ciências Sociais e educação na Freie Universität Berlin, na Alemanha. Partilhada entre a Escola de Enfermagem e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na UAc, a comissão organizadora local é composta pelos docentes Helder Pereira, Rolando Lalanda, Carmen Andrade, Margarida Damião Serpa, Maria da Luz Correia e Alberto Duarte. Mais informações sobre este evento científico podem ser encontradas no seu website oficial.

Artigo anteriorEntrevista do Presidente do Conselho Diretivo da FGF ao Jornal Correio dos Açores
Próximo artigoProvas de Agregação requeridas pelo Doutor António Almeida