Na entrevista que o Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Gaspar Frutuoso (FGF), José Noronha Rodrigues, deu ao Jornal Correio dos Açores no passado dia 13 de abril, para além de elencar os novos membros do Conselho Diretivo eleitos em fevereiro de 2023 (o Presidente e os Vogais Vítor Gonçalves e Carla Ramalho), enumera os objetivos e competências da FGF, e faz uma caracterização do quadro de pessoal existente na Instituição, esclarecendo a necessidade de celebrar novos contratos em diversas áreas para reforço dos recursos humanos.

José Noronha Rodrigues, sinaliza também, as formas de financiamento e os projetos que a FGF gere como entidade principal e em parceria com outras entidades de investigação, descrevendo alguns desses projetos e enumerando vários apoios concedidos, nomeadamente, o prémio Ano Neto e o apoio logístico aos estudantes atletas da Universidade dos Açores. Aborda também projetos futuros, em particular, o programa de captação de mecenas.

No final da entrevista, o Presidente do Conselho Diretivo da FGF alerta para o desconhecimento por parte do público sobre o papel das Fundações, afirmando mesmo que o principal desafio que as fundações enfrentam é a ausência de conhecimento do público do verdadeiro impacto social das mesmas, sendo necessário fazer uma chamada de atenção e criar um esforço comum para o trabalho desenvolvido pelas fundações, dando assim, visibilidade ao trabalho realizado por estas, junto da sociedade civil.

Termina dizendo que a entrevista teve, também, como objetivo este propósito, ou seja, dar a conhecer a Fundação Gaspar Frutuoso à sociedade.

Consulte a entrevista aqui

 

 

Artigo anteriorUAc recebe visita do Diretor Regional dos Assuntos Culturais
Próximo artigoConferência sobre investigação qualitativa e ferramentas computacionais dá o mote para congresso internacional em janeiro de 2024 na UAc