Perto de 3000 incidentes são registados anualmente na frota de marinha mercante europeia. Destes, 28% são classificados como acidentes severos ou graves, resultando na perda de vidas a bordo, poluição, incêndios, colisões ou encalhes. Erros de navegação são dominantes nessas estatísticas, de acordo com a Agência Europeia da Segurança Marítima.
O Projeto OCEAN tem como objetivo melhorar a perceção situacional dos operadores de embarcações de marinha mercante, para reduzir a frequência de acidentes graves como colisões e encalhes, e para reduzir o risco de abalroamentos grandes predadores marinhos obstáculos flutuantes de grandes dimensões, como contentores perdidos.
Além disso, contribuirá para uma compreensão mais abrangente das causas subjacentes aos acidentes e procurará reduzir os prejuízos humanos, ambientais e económicos através de inovações técnicas e sociais em suporte aos profissionais da marinha mercante.
O consórcio OCEAN, coordenado pela Høgskule på Vestlandet (Noruega), inclui 13 parceiros de 7 países europeus, vindos da indústria, academia, ONGs, e utilizadores finais. O Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos, da Universidade dos Açores, é responsável por um dos módulos do projeto, relativo à mitigação dos abalroamentos a grandes predadores marinhos, com especial foco em grandes baleias.
O projeto conta com um orçamento total de €5,79 milhões, e foi co-financiado pelo Fundo Horizonte Europa e por fundos UK Research and Innovation.

Nota

 

Artigo anteriorIVAR promove a palestra “Constraining the magnitude and tempo of past eruptions”
Próximo artigoEnguias europeias finalmente seguidas até ao Mar dos Sargaços