As primeiras evidências de presença humana nas ilhas açorianas foram detetadas 700 anos antes da chegada dos primeiros portugueses, que, segundo a cronologia oficial, ocorreu no século XV. Esta é uma das principais conclusões de um novo estudo desenvolvido por uma equipa internacional e multidisciplinar de investigadores Europeus e Norte-Americanos e que contou com a participação de investigadores do CIBIO-Açores e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.

O artigo publicado agora na conceituada revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), reconstrói quando, como e em que condições climáticas os Açores foram habitados pela primeira vez e o impacto que estes primeiros povoamentos tiveram nos ecossistemas com base na análise e datação de sedimentos extraídos de lagos de diferentes ilhas do arquipélago. Os autores do estudo sugerem ainda, que os primeiros colonizadores eram provavelmente oriundos do norte da Europa aproveitando as condições climáticas favoráveis da altura para navegar até às ilhas açorianas.

Pedro M. Raposeiro et al. Climate change facilitated the early colonization of the Azores Archipelago during Medieval times. PNAS. DOI: 10.1073/pnas.2108236118.

Artigo anteriorInvestigação “Mar Profundo dos Açores” na Grande Reportagem SIC
Próximo artigoAula Aberta: What do we mean when we speak of listening to child/ren, at school and in the classroom?