A docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia e investigadora do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, Fátima Viveiros, participou recentemente no “Curso Internacional de Geoquímica de Fluidos Vulcânicos e Geotermais (CIGEFLU)” que decorreu em São Pedro de Atacama (Chile) entre 26 de fevereiro e 3 de março de 2023.

O convite para participar como docente neste curso foi feito à investigadora pelo instituto chileno Ckelar Volcanes – Instituto Milénio de Investigación en Riesgo Volcánico. Para além de uma aula teórica sobre processos de desgaseificação difusa em áreas vulcânicas e geotermais, Fátima Viveiros lecionou aulas de campo nos vulcões El Tatio e Alitar. Estes vulcões, localizados na cordilheira dos Andes, situam-se a altitudes próximas dos 5000 metros, constituindo um desafio para a realização de medições in situ, e constituem uma oportunidade para testar sensores em condições extremas. A investigadora refere que utilizou equipamento do IVAR – Universidade dos Açores e que foram efetuadas, com sucesso, cerca de 70 medições de fluxo de dióxido de carbono a altitudes superiores a 5200 metros. As medições programadas para o vulcão Lascar foram canceladas pois o sistema encontra-se em nível de alerta laranja e com zona de interdição de 10 km à volta da cratera desde dezembro de 2022.

O curso, com carácter bianual, contou com 17 estudantes de vários países latino americanos e com docentes de diversas nacionalidades (Chile, Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Alemanha, Portugal), sendo Fátima Viveiros a única portuguesa.

Toda a informação sobre este curso internacional está disponível aqui

Fonte: IVAR

Artigo anteriorUAciência de 19 de março
Próximo artigoCandidaturas abertas ao Curso Breve de Empreendedorismo e Inovação