©Hugo Moreira | Universidade dos Açores

A Universidade dos Açores (UAc) atribuiu o título de Doutor Honoris Causa à Enf.ª Maria Eduarda dos Santos Cordeiro Lalanda Gonçalves, numa cerimónia que decorreu dia 30 de novembro, na Aula Magna da Universidade dos Açores (UAc), em Ponta Delgada, com transmissão para os campi de Angra do Heroísmo e da Horta.

A sessão teve início às 14h45 com a saída do cortejo académico da Reitoria, seguindo-se a cerimónia de investidura na Aula Magna, que contou com a intervenção da Magnífica Reitora, Susana Mira Leal, com o elogio da distinguida pela Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde da UAc e Madrinha, Maria José Bicudo, e com a imposição das insígnias doutorais. A cerimónia foi abrilhantada com a atuação do músico Rafael Carvalho.

Com esta homenagem, a UAc distingue o percurso profissional, político, cívico e cultural da Enf.ª Eduarda Santos Cordeiro, notável personalidade que prestou importantes contributos para o desenvolvimento do país, dos Açores e da Universidade.

A Enf.ª Maria Eduarda Santos Cordeiro Lalanda Gonçalves, natural de Lisboa, esteve ligada à fundação da Escola de Enfermagem de Ponta Delgada, precursora da Escola Superior de Saúde que hoje integra a Academia Açoriana como unidade orgânica de ensino e investigação na vertente politécnica. A diversidade e abrangência das áreas de intervenção da Enf.ª Eduarda Santos Cordeiro, bem como o seu impacto no campo da enfermagem e na melhoria da saúde e do bem-estar social dos açorianos, fundamentam a atribuição do grau na área da Saúde.

 

Artigo anteriorAssinatura do contrato de cedência à UAc do espólio fotográfico da estudante da Academia Sénior
Próximo artigoAula Aberta na UAc sobre Agenda 2030 da ONU