Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, realizou-se no Expolab a sétima edição do Recreational Mathematics Colloquium – Gathering for Gardner (Europe), encontro internacional de Matemática Recreativa. Este evento foi organizado pela Associação Ludus, em parceria com a Universidade dos Açores e o Expolab, e reuniu matemáticos de muitos pontos do mundo, tais como Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Alemanha, Sérvia, Bulgária, Israel, Índia, Japão, Panamá, Estados Unidos da América e Canadá.

Estiveram presentes na mesa de abertura João Paulo Constância, Diretor Executivo do Expolab, Jorge Nuno Silva, Presidente da Associação Ludus, e Ana Paula Garrão, Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores. Segundo Jorge Nuno Silva, a Matemática Recreativa é “a mais pura celebração da Matemática, já que traz ao de cima a característica essencial da Rainha das Ciências: o prazer de pensar. Para além de um recurso pedagógico incontornável, é – sempre foi! – uma aplicação nobre das mais sofisticadas teorias matemáticas ao entretenimento humano.”

Durante este encontro científico, os participantes tiveram oportunidade de partilhar a investigação desenvolvida sobre os mais variados temas na área da Matemática Recreativa. O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores, da Ciência Viva, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica e do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional.

Mais informações aqui.

Cartaz

Artigo anteriorJOLERA define prémio para o melhor aluno da Licenciatura em Informática
Próximo artigoCelebrações alusivas ao Dia Internacional do Riso