Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, realizou-se no Expolab a quarta edição do Combinatorial Game Theory Colloquium, encontro internacional dedicado à Teoria de Jogos Combinatórios. Este evento foi organizado pela Associação Ludus, em parceria com a Universidade dos Açores e o Expolab, e reuniu matemáticos de muitos pontos do mundo, tais como Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, França, Índia, Inglaterra, Japão, Panamá, Portugal, Sérvia e Suécia.

Estiveram presentes na mesa de abertura Flávio Tiago, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores, Amélia Fonseca, Pró-Reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância da Universidade dos Açores, João Paulo Constância, Diretor Executivo do Expolab, Odete Cabral, em representação de Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, e Carlos Pereira dos Santos, da Associação Ludus.

A atividade de jogar traz consigo uma forma lúdica de praticar o raciocínio. Em particular, são muito interessantes os jogos de decisão alternada, sem fator sorte nem informação escondida, como o Xadrez ou as Damas. Esses jogos são alvo de análises riquíssimas que, como não podia deixar de ser, não escaparam ao olhar dos matemáticos. No século XX, Elwyn Berlekamp, John Horton Conway e Richard Guy, três matemáticos de enorme relevo, propuseram uma área totalmente nova, a Teoria dos Jogos Combinatórios, que rapidamente se tornou uma linha de investigação tão apaixonante como séria.

Durante este encontro científico, os investigadores tiveram oportunidade de partilhar ideias sobre os mais variados problemas na área da Teoria de Jogos Combinatórios. O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores, do Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações, do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica e do Centro de Matemática e Aplicações – NovaMath.

Mais informações aqui.

Artigo anteriorInfrasound Technology Workshop em Ponta Delgada de 30 de janeiro a 3 de fevereiro
Próximo artigoJOLERA define prémio para o melhor aluno da Licenciatura em Informática