A Estudantina Universitária dos Açores estreou-se em território continental no passado dia 23 de Abril no XVII Festival Internacional de Tunas Universitárias da Figueira da Foz onde arrecadou 6 prémios dos 8 a concurso, vencendo os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte, Melhor Serenata, Melhor Instrumental, Tuna mais Tuna e 2ª Melhor Tuna.

O Festival Internacional de Tunas Universitárias da Figueira da Foz (FITUFF) é um evento musical de carácter competitivo organizado pela Bruna – Tuna Universitária da Figueira da Foz e teve como palco a sala de excelência de todos Figueirenses, o Casino da Figueira da Foz, uma das salas mais emblemáticas daquela cidade. Ao longo das suas 17 edições, o FITUFF tem assumido um papel de referência no panorama cultural da Figueira da Foz e da comunidade tunante em Portugal, contanto com a participação de várias tunas conceituadas, nacionais e internacionais.

Nesta 17ª edição estiveram a concurso 4 tunas, a Estudantina Universitária dos Açores, a Tuna Universitária de Aveiro, a Luz&Tuna – Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa e de Espanha a Tuna de Empresariales de Jerez. Fora as tunas a concurso, este festival ainda contou com as atuações extraconcurso da Tuna Femenina de la Universidad de Salamanca e da Tuna organizadora.

A Estudantina Universitária dos Açores foi fundada em 2018 e alberga alunos e antigos alunos da Universidade dos Açores bem como antigos alunos açorianos (ou com ligações aos Açores) dos mais variados cursos e universidades do nosso país. Desde a sua fundação e num curto espaço de tempo participou em mais de 40 espetáculos a nível regional, organizou o seu espetáculo de estreia no Teatro Micaelense contanto com participação de variados grupos e artistas de renome regional como Myrica Faya e Aníbal Raposo, participou e compôs a marcha popular “Marcha do Estudante” para Santa Cruz da Lagoa e em plena pandemia venceu o concurso “Jovem Autonomia”, organizado pela Direção Regional da Juventude,  com o seu arranjo à capela do Hino dos Açores.

Após esta feliz participação em representação da nossa Região neste festival, a Estudantina pretende voltar a dedicar-se à preparação de mais espetáculos, à produção de novo repertório bem como ao lançamento do seu primeiro EP que contará com cerca de 4 temas e que estará brevemente disponível em todas as plataformas digitais de música.

Artigo anteriorLançamento do livro CORRESPONDÊNCIA ENTRE JOAQUIM DE ARAÚJO E OS IRMÃOS ERNESTO E JOSÉ DO CANTO
Próximo artigoFake news, eventos, design e comunicação digital: as Jornadas de Relações Públicas regressam à UAc em maio