Nos próximos dias 8, 9, 10 e 11 de junho realiza-se o 2º Festival Regional de Robótica na Escola Básica e Integrada da Ribeira Grande. Este festival tem como objetivo promover junto das escolas da Região as atividades de aprendizagem que promovem o pensamento computacional e o uso de tecnologia (ver https://azoresbot2022.uac.pt). Nesta segunda edição, as equipas poderão inscrever-se numa das provas de “First Challenger”, “Prova Vulcano”, “Conta uma História” ou “Freebots”. As provas são antecedidas de um workshop onde os participantes montam e testam os seus robôs nas respetivas pistas de competição. Neste ano pós-pandemia espera-se a participação de 12 a 14 equipas de diferentes escolas de S. Miguel.

Complementar ao evento AZORESBOT, realiza-se o primeiro AZORESminiBOT 2022 (https://azoresminibot2022.uac.pt) , uma atividade de robótica para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. Este evento, patrocinado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, promove a utilização de robôs nas aprendizagens dos alunos mais novos e visa despertar pais e professores para a importância da atividade robótica no desenvolvimento do pensamento computacional.

Os eventos são organizados pela PROBOT – Associação de Programação e Robótica dos Açores, Escola Profissional da Ribeira Grande, Escola Básica e Integrada da Ribeira Grande e GRIA – Grupo de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores, com a colaboração ativa dos formandos do primeiro curso de Pós-graduação em Programação, Robótica e Inteligência Artificial.

Cartaz

Artigo anteriorUAc participa na LIVE – EduTalks
Próximo artigoUAc na iniciativa Emprego.Azores