No passado dia 1 de fevereiro, decorreu na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, mais um filosofâncias: oficinas de filosofias e infâncias. Tratou-se de um encontro que promoveu uma série de sessões simultâneas de filosofia com diferentes grupos de crianças, e que contou com cerca de 200 alunos do ensino básico da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, de Vila Franca do Campo. As crianças foram acompanhadas por professores, familiares e encarregados de educação e as atividade foram orientadas por especialistas na área, atuais e antigos alunos do Mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores, que estiveram em Ponta Delgada por ocasião de um mais encontro presencial do curso.
Este Mestrado, que funciona em regime de Ensino à Distância, conta com cerca de 25 alunos, um terço dos quais internacionais (residentes na Argentina e no Brasil). No evento estiveram presentes alguns desses alunos, que se deslocaram à Uac provindos do Continente Português e também do Brasil.
As 2.as filosofâncias foram organizadas pela equipa do projeto filosofâncias da EBS Armando Côrtes-Rodrigues, pelo NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, ambos da Universidade dos Açores. Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e da Panivila. Esta escola é a única nos Açores com um projeto estruturado de filosofia com crianças, iniciado em 2014/2015, que envolve, no presente ano letivo, 27 turmas (do pré-escolar ao 7.º ano), abrangendo cerca de 600 crianças, com sessões regulares e continuadas de diálogo filosófico em comunidade. Desta forma, a filosofia para crianças é uma marca identitária desta Escola, reconhecida no seu Projeto Educativo, e faz parte da estratégia do ProSucesso daquela Unidade Orgânica.
Paralelamente, a Escola tem trabalhado em parceria com a Universidade dos Açores através de um protocolo firmado em 2015, reafirmando o trabalho pioneiro que a nossa Academia tem desenvolvido na área da filosofia para crianças, sendo a única no País (e umas das poucas no mundo) a oferecer um Mestrado nesta área (em regime à distância).
A filosofia para crianças começou por ser um programa de filosofia prática, iniciado nos EUA na década de 70 e hoje engloba um conjunto vasto de práticas e discursos que interrelacionam a filosofia e a infância.
Fotografias da autoria de: Elsa Cerqueira