Nos próximos dias 26 e 27 de outubro de 2023, no campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores (UAc), irá ser realizada a primeira edição do Colóquio Internacional de Literaturas e Culturas Insulares. 

Este colóquio centra-se nas relações entre os espaços insulares e a construção identitária, individual ou coletiva, nacional ou regional, que interrogaremos a partir do conceito de alteridade. As ilhas, sendo associadas tradicionalmente à perceção do Outro, oferecem um terreno fértil para uma reflexão mista e um olhar descentrado sobre a alteridade cultural, territorial ou social. 

Associado ao Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares (UAc, Universidade da Madeira, Université de Corse, INALCO), este colóquio destina-se aos investigadores que se interessam pelos temas insulares, no âmbito dos estudos literários, culturais, linguísticos, históricos, sociológicos ou comparatistas e transdisciplinares. 

Termos de inscrição e calendário:

  • Os títulos provisórios em português, francês, inglês ou espanhol, bem como uma curta biografia devem ser enviados até 24 de fevereiro para o endereço de email: dominique.ar.faria@gmail.com
  • As propostas de comunicação (um resumo de 200 palavras) e os títulos definitivos devem ser enviados até ao dia 31 de maio.


Calendário provisório:

  • 24 de fevereiro de 2023: manifestação de interesse, envio dos títulos provisórios e de uma curta biografia;
  • 31 de maio de 2023: data limite para submissão das propostas;
  • 30 de junho 2023: comunicação da aceitação das propostas;
  • 26 e 27 de outubro 2023: realização do colóquio.

Mais informações aqui.

Artigo anteriorDivulgação da oferta formativa da UAc na EBS de Santa Maria
Próximo artigoUAc recebe estudantes da Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre