No âmbito do Projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, do qual a Incubadora de Empresas da Universidade dos Açores (InUAc) faz parte, decorreu entre os dias 19 e 21 de março o International Creative Jam em Lugo (Galiza, Espanha), que teve como principal objetivo incentivar os cerca de 100 jovens dos quatro países parceiros (Portugal, Espanha, França e Irlanda) a desenvolver competências em Empreendedorismo e Economia Azul. Nesta edição, marcaram presença três jovens dos Açores que tinham participado no Local Creative Jam organizado pela InUAc.

Enquadrada neste evento, ocorreu a 1.ª Transnational Roundtable, na qual os parceiros e especialistas em Economia Azul discutiram os desafios nesta área nas quatro regiões participantes, orientando os jovens para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras. Além disso, foram realizados diversos workshops abordando temas como a Inteligência Artificial, Colaboração e Criatividade para a Inovação, e Design e Teste de Ideias de Negócio, sendo este último lecionado pelo Mentor InUAc, Ricardo Machado. Após estas atividades, os jovens trabalharam no desenvolvimento de protótipos e apresentaram Pitches no final do evento.

O Projeto ATLIC, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg Atlantic Area, terá, ainda, diversas atividades que serão oportunamente divulgadas através dos canais de comunicação da InUAc.

Artigo anteriorPalestra da Jovem Embaixadora para a Bioeconomia da Comissão Europeia na UAc
Próximo artigoInUAc organiza Workshop em Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual