No passado dia 21 de outubro/2022 na Fábrica da Gorreana, teve lugar a apresentação e o lançamento de dois novos chás, resultantes da importante parceria entre a Universidade dos Açores (UAc), liderada pelo Professor e Investigador da UAc, José Baptista, e pela Investigadora Lisete Paiva, e a Fábrica de Chá Gorreana. Esta parceria foi desenvolvida no âmbito do projeto TEAhealth, financiado pelo Programa Operacional para os Açores 2020.

Os dois chás, verde e preto, são únicos no mundo, porque contêm na sua composição um alto nível de L-teanina. Este aminoácido encontra-se nas folhas de chá da Camellia sinensis e numa variedade muito rara de cogumelos, que não são comestíveis, explicou a Investigadora da UAc, Lisete Paiva, e são conhecidos por “aumentar os níveis das substâncias calmantes do nosso cérebro” e por reduzir a quantidade de substâncias que estão ligadas ao stress e à ansiedade, promovendo o relaxamento, a memória, a intuição e a criatividade, benefícios esses que podem agora ser encontrados no novo chá, desenvolvido e comercializado pela Fábrica de Chá Gorreana.

A responsável pela Fábrica de Chá Gorreana, Madalena Motta, afirmou que a sua empresa tem beneficiado fortemente da parceria com a UAc, quer ao nível da melhoria gradual dos processos de processamento do chá, quer ao nível da confirmação científica em revistas internacionais dos efeitos positivos do consumo de chá dos Açores na saúde humana.

Fotos: Fábrica de Chá da Gorreana

Artigo anteriorEstudante da UAc distinguida com Bolsa Gulbenkian Novos Talentos
Próximo artigoComemoração dos 450 anos de Os Lusíadas na Escola e na Sociedade