30 de abril 2019 foi “healthy day” na escola Henry Ford na cidade de Fall River (EUA).

Os estudantes do projeto Bridging the Atlantic estavam prontos, depois de meses a preparar um conjunto de atividades, pensadas como jogos, mas cada uma organizada em torno de uma importante mensagem sobre a promoção de hábitos saudáveis, medidas básicas de segurança e sucesso escolar. Para além disso, a equipa do projeto editou um livro “Empowering a New Generation”, escrito em inglês, português e espanhol, com informações básicas, necessárias e importantes para a saúde familiar.

A comunidade escolar, convidada a participar em família, apareceu em grande número. Mais de 240 pessoas, cerca de 70 famílias, ali acorreram, levadas pela curiosidade. Ouviu-se falar em português e em espanhol e os estudantes açorianos puderam interagir com algumas famílias de emigrantes, cujos filhos frequentam aquela escola.

À saída, era evidente o sucesso da sessão. Muitos ficaram tocados pelo entusiasmo dos nossos estudantes de Enfermagem que, entre risadas e respostas assertivas, conseguiram concretizar um momento excecional de partilha e aprendizagem, numa escola multicultural, onde se fala mais de vinte línguas, entre as quais português, enquanto se aprende em inglês.