O reitor da Universidade dos Açores recebeu a secretária regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, acompanhada do diretor regional da Ciência e Tecnologia, Sérgio Ávila, numa reunião que teve por objetivo dar a conhecer as linhas de investimento previstas no orçamento da Região, bem como alguns dos projetos a desenvolver num quadro de financiamento plurianual.
 
No final do encontro João Luís Gaspar referiu ser importante que a política de investigação científica e desenvolvimento tecnológico nos Açores seja orientada para as prioridades da Região e as necessidades das entidades que aqui são responsáveis pela produção do conhecimento indispensável para o desenvolvimento económico, a qualificação e o bem-estar social dos açorianos. Para o reitor a aposta no emprego e no reequipamento científico são medidas essenciais para o efeito, e o plano de investimentos apresentado é francamente positivo. Também no que se refere à aposta na transição digital, o reitor garantiu que a Universidade tem condições para colaborar no esforço regional, mas sublinhou que o grande desafio nesta área está em ultrapassar a escassez de recursos humanos qualificados que se observa nos Açores, no país e na Europa.
 
João Luís Gaspar reiterou a necessidade de se rever a RIS3 em tempo útil, a qual considera que tem de ser orientada para a realidade regional, e sublinhou que a Academia está disponível para colaborar na planificação detalhada e na operacionalização do Plano de Recuperação e Resiliência da Região, assim como no PO Açores 2021-2027.
Artigo anteriorReitor da UAc recebe o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego e o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego
Próximo artigoWorkshop Online: Macaronesian Algae Blue Bioeconomy (#EMDinMyCountry)